terça-feira, 4 de julho de 2017

Tipos de pele - Vem saber mais!

Bom dia, pessoal!

Venho hoje trazer informações sobre um assunto super importante quando falamos sobre beleza, maquiagens... que são os tipos de pele! É muito importante que cada pessoa conheça o seu, para que tome os cuidados necessários e use os produtos mais indicados para tal tipo, valorizando assim a saúde da pele facial.

Lembrando que se tu tens quaisquer dúvidas e quer saber o produto ideal, é sempre válido que procures um dermatologista! O profissional vai conseguir avaliar exatamente o teu caso, e te indicar um produto manipulado perfeito pra ti.

Hoje mais uma vez conto com a ajuda de uma amiga querida na elaboração da matéria. Ela é Graduada em Estética e Cosmética pela Univates, e nos traz várias informações super importantes!

Vamos ver?

Conhecer o nosso tipo de pele é fundamental para acertar na escolha dos produtos, conforme a necessidade da pele, e mandar bem nos cuidados diários.

No inicio do século XX, Helena Rubinstein, cosmetóloga e dona do primeiro salão de beleza do mundo, foi a primeira pessoa a classificar a pele, em 4 tipos:

Pele Lipídica
A pele lipídica é a pele do tipo oleosa.
Apresenta hiperatividade das glândulas sebáceas (produção de sebo em excesso) o que resulta em óstios dilatados, pele brilhante, textura granulosa, tamponamento folicular (formação de comedões).





CUIDADOS COM A PELE LIPÍDICA
Controlar a oleosidade diminuindo a secreção
sebácea, ação antisséptica e fotoproteção.

PRODUTOS INDICADOS

Sabonetes líquidos sem óleo, loções tônicas adstringentes para normalizar o pH e devolver a oleosidade normal da pele e protetor solar gel fluído,
oil free ou oil control.






Pele Alipídica
A pele alipídica é conhecida como pele seca. 
Ao contrário da pele lipídica, apresenta insuficiência de produção das glândulas sebáceas, o que resulta em uma pele com aparência opaca, fina, seca, vasos sanguíneos aparentes, óstios pouco visíveis.


CUIDADOS COM A PELE ALIPÍDICA

Hidratação, controle da perda de água transepidérmica e fotoproteção.

PRODUTOS INDICADOS
Sabonetes líquidos emolientes, hidratantes em base de cremes ou loções, máscaras cremosas, tônicos sem álcool, protetor solar em base de emulsões.

Pele Mista
É uma variação da pele lipídica... 
Apresenta oleosidade apenas na chamada zona T (testa , nariz e queixo). O restante da pele pode apresentar-se normal ou seca.



CUIDADOS COM A PELE MISTA
Combinação de produtos. Mesmo com cosméticos específicos para a pele mista,
o ideal é utilizar produtos para pele oleosa
nas áreas com oleosidade, e produtos para
pele seca nas demais regiões.

PRODUTOS INDICADOS
Sabonetes líquidos, esfoliantes suaves, hidratantes gel-creme ou gel, protetor oil free.




Pele Eudérmica
A pele eudérmica é conhecida como pele normal, famosa pele de bebê. 
 Apresenta equilíbrio na secreção sebácea e sudorípara, o que resulta em uma produção equilibrada do manto hidrolipídico (barreira de proteção da pele). A pele é hidratada, tem a textura lisa e suave, brilho natural, óstios pouco visíveis. 


CUIDADOS COM A PELE EUDÉRMICA 
Os produtos para a pele eudérmica visam manter o estado de normalidade. 

PRODUTOS INDICADOS
Sabonetes líquidos suaves, hidratantes géis-cremes, protetor solar em loção.

Cheila C. da Silva
Graduada em Estética e Cosmética pela Univates

Pra encerrar deixo meus agradecimentos a amiga Cheila que novamente aceitou com muito carinho o meu pedido para contribuir com o blog!

Espero que tenham gostado de mais este post super bacana! 
Agora compartilha com as amigas e deixa teu recadinho. Vamos adorar!

Um beijo, e até a próxima ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário