sexta-feira, 21 de julho de 2017

Cultivo de plantas em pequenos espaços

Bom dia, amigos!

Já falamos bastante aqui sobre casa nova, principalmente decoração, e agora trago umas dicas SUPER BACANAS de plantas pra cultivar em pequenos espaços, ideais pra apartamentos *-*

Se tu gostas de ter uns vasinhos pela casa, com temperos, chás... esta publicação é pra ti!
Contei com o auxílio mega especial de uma amiga querida, Sandra Rieth, Graduada em Agronomia e Mestra em Fitotecnia, ambas pela UFRGS.

Vamos conferir?

Cultivo de plantas em pequenos espaços

Se você mora em apartamento e fica lamentando-se de não ter uma horta toda vez que quer temperar uma comida ou fazer um chá antes de dormir...nada disso! Você pode cultivar essas plantinhas em apartamento sim!

As condições para o bom cultivo das plantas são: boa luminosidade (no mínimo 4 a 6 horas diárias de luz), ambientes arejados e cuidado com água e nutrição.

Cuidado com a água! Na maioria das vezes as pessoas têm visão errada sobre a água para as plantas e por isso acabam colocando água demais. As plantas precisam de água, mas também precisam de ar nas raízes. A maioria das plantas em nossa casa acabando morrendo por excesso de água e não por falta. Para saber o quanto irrigar e quando irrigar, da para verificar se a terra do vaso está úmida ou não. O melhor é dar pouca água para as plantas com maior frequência. No entanto, não há necessidade de dar água todos os dias para as plantas, principalmente se elas ficam dentro de casa com pouco acesso a luminosidade e ventilação.

Temperos para o dia a dia: 

Manjericão (Ocimum basilicum), manjerona (Origanum majorana), orégano (Origanum vulgare), alecrim (Rosmarinus officinalis), sálvia (Salvia officinalis), tomilho (Thymus vulgaris), salsa (Petroselinum crispum), cebolinha (Allium fistulosum)... todos podem ser cultivados em vasos e em pequenos espaços. Podem ser cultivados “solitos” ou misturados em jardineiras e ainda, quando cultivados em conjunto, tem benefícios podendo ser aliados no combate a pragas.


Muito utilizado como condimento em molhos, o manjericão também é usado no combate à febres e inflamações de garganta, no entanto tem grande valor no combate ao cansaço uma vez que atua como ativador do sistema imunológico.

O alecrim é uma planta arbustiva não gosta de água em excesso e deve ser plantado em um vaso maior ou mais profundo. Tem odor bastante apreciado e enche a casa com seu aroma relaxante que traz boa disposição a quem aprecia. Na medicina popular é usada para problemas de sistema nervoso.

A manjerona e orégano se confundem por serem muito semelhantes, no entanto uma diferença está em a manjerona apresentar talos mais avermelhados. Seus odores característicos e muito aromáticos são mais fortes quando as plantas são secas a sombra e depois utilizadas. O mesmo serve para o tomilho, também muito utilizado no tempero de carnes, possível de se cultivar em pequenos espaços desde que se tome cuidado de se ter um recipiente que proporcione boa drenagem.

Salsa e cebolinha são temperos muito utilizados na culinária e podem ser cultivados também em jardineiras com outros temperos ou chás.

Poejo/Alecrim/Melissa

Melissa (Melissa officinalis) e a família das Mentas: hortelãs (Mentha spicata ou Mentha crispa), poejo (Mentha pulegium): 

A melissa é também cultivável e pequenos espaço e além do seu uso na culinária, é usada como sedativo leve e em problemas do sistema nervoso.

As hortelãs são plantas de fácil cultivo e se dão muito bem em vasos. Seu uso relaciona-se a suas características de facilitar a digestão, como calmantes das afecções gastrointestinais.

O poejo é empregado contra tosse, rouquidão, asma, coqueluche, doenças pulmonares, acidez estomacal, diarreia, insônia, problemas menstruais, vermes, insônia e cãibras.

Das mentas pode-se utilizar as folhas e talos na confecção de chás, infusões e também são muito utilizados na aromaterapia, por seus odores agradáveis proporcionaram sensação de relaxamento.

Sandra Rieth
Engenheira Agrônoma e Mestra em Fitotecnia
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Adoreeei cada uma das dicas *-*
Todas super simples e muito úteis, tanto pra quem adora cozinhar quanto pra quem prefira aliviar uma dorzinha aqui e ali com chás deliciosos!
Sem contar na decoração linda que podes aproveitar pra fazer com os vasos.
Amei demais ♥

Muito obrigada amiga Sandra pela contribuição!

Um beijo, e até o próximo post!!! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário