sábado, 13 de maio de 2017

Feliz dia das Mães - Por Mamãe Tem Blog

"Eu sempre digo que as coisas do cotidiano passariam batidas se não acontecesse algo arrebatador, daqueles que marca a vida. Aí, quando este fato que nos marca acontece, tudo o que precedeu ou os momentos que vieram depois acabam ficando marcados juntos, como uma forma de nos relembrar e nos fazer reviver o fato em questão. Os momentos antes de se apaixonar, a musica que tocava no carro antes do acidente, a paisagem que a gente olhava quando ouve aquele “eu te amo” tão esperado. E foi exatamente assim quando me descobri grávida.

Engraçado, mas me descobri gravida da Maria Clara na sexta feira que antecedia o dia das mães naquele ano de 2010. Lembro da roupa que vestia e de como desconfiei que não estava mais sozinha e que ela estava já comigo pelo resto da vida: inexplicavelmente, eu que vivia de lanches, senti uma vontade absurda de comer arroz e feijão no almoço, daqueles pratos de sustentar pedreiro em obra pesada. Depois, ao colocar uma blusa recém comprada, percebi que o primeiro botão não fechava mais.

Mesmo sem fazer um exame (estava assustada com a possibilidade de um resultado positivo) eu sabia. Sabia quando fui na missa de dia das mães naquele sábado. Sabia que seria meu ultimo dia das mães como filha. Sabia quando no almoço cantaram parabéns para as mães. Sabia e sabia muito. E sentia medo, ah ...como sentia.

Sentia medo do mundo que se apresentava. Sentia medo da minha imaturidade. Sentia medo do meu egoísmo, da minha vida sem regras, sem almoço nem janta. Sentia medo de como seria. Sentia, no fundo, um baita medo de mim.

Em maio, aqui no Rio Grande do Sul faz um frio congelante. E aquele foi o primeiro final de semana de frio. Maria Clara chegou no primeiro dia do verão, do calor escaldante que faz por estas bandas. E como sempre passou voando o tempo em que Maria Clara era só espera. E o tempo este sábio me apresentou o melhor destes sentimentos. E nasceu a segunda, enchendo a minha vida de vida. Aos poucos, com a correria do dia a dia, não tinha mais tempo de sentir tanto medo assim.

Se eu visse aquela que fui novamente e a encontrasse inadvertidamente contando os passos por ai, assustada com aquela ideia nova na cabeça, não teria duvidas em lhe dizer: “tudo vai dar certo”. Terão noites longas, lagrimas veladas e gritos apavorantes. Terão sonhos deixados de lado, duvidas nunca respondidas. Terão dias em que tu vais querer fugir. 

Se eu pudesse lhe falar, voltando no tempo tudo o que hoje sei diria sem duvida alguma: o dia das mães nunca mais será o mesmo porque tu nunca mais sera a mesma que és. Teus dias serão repletos de alegria, teu corpo vai cair exaustos na cama ao anoitecer. As vezes, acordaras de madrugada com uma angustia sem explicação. Mas ao fim, eu, daqui da frente, te observarei e terei orgulho daquela que tu te transformou. 

Filhos são a melhor parte da gente. Fazem a gente ter medo do futuro, mas não ter medo de mais nada. Fazem os mais duros corações chorarem em apresentações escolares, fazem a gente querer ser melhor, nos tornam melhores profissionais, nos fazem aprender a gostar mais dos animais. Nos fazem criar empatia e ter esperança em um mundo melhor. Filhos são a melhor versão da gente, e são a certeza de que nada, nada no mundo é mais importante que ama-los. O resto? O resto é só consequência deste amor.

Feliz dia das mães, mamães...
Beijo de mãe pra mãe.
Fonte: Mamãe Tem Blog"


Nenhum comentário:

Postar um comentário